Imagina que você é uma camareira de hotel vivendo em Montreal, Canadá, na década de 1950. Seu trabalho é limpar e cuidar dos quartos dos hóspedes. Até que um dia, você descobre algo sinistro: vários dos hóspedes estão escondendo algo, e há uma boa chance de que alguém esteja prestes a se machucar gravemente.
Esse é o plot de THIS BED WE MADE, um jogo em terceira pessoa criado pelo estúdio independe Lowbirth Games que conta a história de Sophie, uma camareira no Clarington Hotel. A partir da cena introdutória em preto e branco, que segue Sophie entrando em uma sala de interrogatório para prestar depoimento sobre o que aconteceu no hotel naquele dia, é rapidamente estabelecido que estamos em apuros. Maurice, o detetive, nos é apresentado momentaneamente antes que sejamos empurrados para o passado colorido, onde seguimos Sophie ao longo do dia e os eventos que a levarão ao final do jogo.
Só que, como está estabelecido no final do jogo, o mistério que a desenvolvedora Lowbirth Games quer que você desvende tem tudo a ver com mostrar um Canadá dos anos 1950 em turbulência, alimentado por “desvios homossexuais”. E qual a melhor forma de mostrar isso senão no Clarington Hotel, um espaço onde a privacidade e o sigilo podem ser comprados?
This Bed We Made se passa em 1958, 11 anos antes da aprovação do Projeto de Lei C-150 (Criminal Law Amendment Act) do Canadá , legislação que descriminalizaria as relações homossexuais. Antes desse projeto de lei ser aprovado, homens e mulheres homossexuais (com foco principalmente no primeiro) eram frequentemente rotulados como desviantes e recebiam uma quantidade indeterminada de tempo de prisão. Esse contexto atravessa toda a história de This Bed We Made. Um dos primeiros itens que Sophie pode examinar é um jornal local detalhando a prisão de um grupo de pessoas em um bar, que faz menção especial de que os “desviantes sexuais” que foram presos eram professores de escolas e pessoas do governo.
No maior estilo “Lifes Is Strage”, o jogo é uma narrativa rica e cheia de exploração, quebra-cabeças e segredos escondidos para se descobrir. Sophie, a protagonista do jogo também terá escolhas “emocionais” a fazer, o que influenciará o final da história.
THIS BED WE MADE está disponível para PC, Playstation e Xbox