Quando Royal and the Serpent, o projeto musical da artista Ryan Santiago lançou em Junho desse ano a sua faixa “One Nation Underdogs”, ela não poderia imaginar que a musica se tornaria um Hino LGBTQIA+ e motivo de uma grande discussão nós Estados Unidos.
Lançada no ultimo Mês do Orgulho LGBT a música inicia com uma versão reescrita do do juramento de lealdade a bandeira estadunidense. Em entrevista para a LA Weekly a cantora afirmou que: “ A musica é basicamente um compromisso com a comunidade LGBTQ+ e teve muita gente que não gostou disso, tinha muito a dizer sobre isso e achou que eu estava desrespeitando nosso país. Comecei a receber algumas ameaças de morte. Ficou um pouco assustador e tive que desligar o aplicativo por alguns dias. Depois, voltei atrás e percebi que não importava. Essas pessoas estavam apenas digitando merda em seus teclados. Ninguém iria vir atrás de mim. Eu estava fazendo uma coisa boa, então eles que se fodam!”
Seguindo a temática de “One Nation Underdog”, Royal também lançou a canção ASTROTURF, que também causou uma chuva de criticas por parte de uma parcela conservadora da sociedade norte-americana que se viu criticada na musica que fala sobre a hipocrisia social reinante na sociedade estadunidense.
Além de One Nation Underdog e ASTROTURF, Royal and the Serpent lançou uma série de Eps e diversas parcerias, sendo a mais celebre delas Eat Me, canção presente no álbum HOLY FVCK de Demi Lovato.